Associe-se

A primeira condição é que você seja morador da Estância de Atibaia

SERIEDADE DO TRABALHO   -    Exames para admissão

No sentido de se qualificar como referência de Produção Artesanal,  Manual e Artística da Região de Atibaia, A APA adota normas para a seleção e inclusão de seus associados com o objetivo de assegurar a consonância de seus critérios com a Legislação Estadual e Federal a respeito da atividade artesanal.

Essas normas e conceitos se espelham no trabalho desenvolvido pela SUTACO, adaptadas às características peculiares da produção artesanal e manual dos artesãos e artistas plásticos representativos da Região de  Atibaia.

A SUTACO (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades ) é a coordenadora, no Estado de São Paulo, do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB , criado pelo Ministério do Desenvolvimento e da Indústria, cujas diretrizes estão voltadas para o fortalecimento e apoio aos núcleos de produção e de comercialização artesanal.

Para realizar essa avaliação, a APA designa uma Comissão  de Avaliação e Análise, composta por cinco artesãos experientes e cientes dos critérios emitidos em Regimento Interno, dentro de um calendário pré-fixado.

O candidato é entrevistado e se tiver o cadastro aprovado, é agendado o teste, quando deve apresentar três fases de uma peça: uma no início, uma semi-acabada e outra em fase final. Ele deverá completar uma das fases na presença da Comissão de Avaliação.

Uma vez aceito como Associado, para poder expor e vender no Salão do Artesão, ele é encaminhado à Prefeitura da Estância de Atibaia, onde dará entrada a um processo para ser reconhecido como Artesão no município. Receberá em sua oficina/casa a visita técnica de um fiscal, para comprovar sua atividade, receberá carteira e inscrição de Artesão, e só então retornará ao Salão do Artesão para expor seus trabalhos.
Apresentando o atestado e carteira à Diretoria da APA, o artesão é admitido como Associado, ganha um nº de  inscrição na APA, com direitos e deveres constantes no Estatuto Social e no Regimento Interno da Associação.

Categorias


APA - Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da região de Atibaia. Todos os direitos reservados. 2010 - Desenvolvimento