O Salão do Artesão Hoje

A Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da Região de Atibaia - APA,   é uma  pessoa  jurídica  de direito privado, (...)cuja missão é promover o crescimento e desenvolvimento do artesanato de Atibaia e região para, desse modo, incentivar a cultura, a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, promover a participação do indivíduo na comunidade, incrementar a prática da cidadania e a inclusão social.

A APA é a mantenedora do Salão do Artesão, cujo espaço é designado, restrito e exclusivo às pessoas físicas dos artesãos e artistas plásticos integrantes do seu quadro social, e devidamente cadastrados na Prefeitura da Comarca de Atibaia.

Entre seus objetivos, destacamos o de incentivar comportamento ambientalmente correto assim como representar a cidade em  feiras, exposições e atividades afins, na região e fora dela, organizadas em colaboração com órgãos públicos e particulares, promovendo oficinas e cursos de pesquisa e aperfeiçoamento.E também promover uma conduta ética que forneça parâmetros para a atividade profissional, artística e prestigie a profissão. (Fonte: Estatuto)

CARACTERÍSTICAS DO QUADRO SOCIETÁRIO

A Arte tem o privilégio de quebrar as distâncias sociais, culturais, étnicas, ideológicas, etc., etc. Da mesma forma, a característica maior do nosso quadro de associados é a diversidade, o que se constitui na nossa riqueza:  convivem em harmonia e trocam experiências artesãos oriundos de diversas etnias, (da brasileira, à japonesa, malásia, taiwanesa, alemã  chilena, italiana, armênia, portuguesa, suíça, grega, ...), do artesão muito jovem ao idoso de mais de 80 anos, da formação diversa ( do semi-analfabeto até o professor, o advogado, o arquiteto, o pós-graduado, o escritor, ...),  do quase-anônimo até o renomado, com vasto currículo de exposições e premiação nacional e internacional, daquele que executa um trabalho manual de qualidade, até aquele que tem o reconhecimento da c rítica especializada e do público, e pode ser chamado de artista plástico.

De todos esses, mais de 50% vivem do artesanato, ou têm nele um complemento de renda, o que reforça a função social da APA.

Essa gama de influências produz um artesanato diferenciado, criativo, construindo a vocação turística de Atibaia, que é a de ser “um quase paraíso aqui na Terra”, onde as pessoas que visitam, muitas vezes  decidem ficar, especialmente as de alma sensível como os artistas...   (Muitos artistas, não só artistas plásticos, escolhem Atibaia para morar).

COMO SOMOS ATRATIVOS PARA O DESTINO TURÍSTICO

Certamente o visitante se sentirá gratificado com o passeio.  Terá à sua escolha a produção de mais de 200 Associados selecionados pela qualidade e originalidade de seus trabalhos, em uma escala bem ampla de opções, desde o pequeno mimo de lembrança, até objetos de arte, telas, artes em madeira, cerâmica, tecidos, linhas, brinquedos artesanais,  pedras, doces, licores, mel, tudo em um belo Salão envidraçado com vista para o verde do Parque.

E uma grande varanda em torno, onde às vezes acontecem surpresas, programadas ou não:  um coral da cidade dando um recital, uma dupla de violeiros, um sarau, aulas de artesanato,    a Neusa e “Seu” Benedito  com as já famosas “Cocadas Assadas de Atibaia”, a Walda, “Rainha da Tapioca”, a Alessandra do algodão doce e dos fondues de morango...

Ao lado, o Museu de História Natural Prof. Antônio Pérgola, com um rico acervo de animais de todo o Brasil, ponto de referência de estudiosos.

E o Parque Edmundo Zanoni inteirinho, flores, árvores, lago, pedalinhos, patos, gansos, passarinhos...

Categorias


APA - Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da região de Atibaia. Todos os direitos reservados. 2010 - Desenvolvimento