Yolanda Peçanha

Nasceu em 13/05/1940
 
A natureza encarrega-se de produzir toda a riqueza que Dona Yolanda necessita para produzir suas preciosidades. No próprio sítio onde mora nascem as goiabas, jabuticabas, pêssegos, carambolas, uvaias, amoras, pitangas, mexericas, laranjas e figos que transformam-se em vinhos, vinagres, licores, compotas, doces e geleias.
Dona Yolanda começou a fazer doces aos oito anos de idade e foram essas delícias que ajudaram na renda da família por um bom tempo. Depois que se casou, ela passou a vender doces em Atibaia toda às sextas-feiras e de charrete, esta, existe até hoje no sítio onde mora. A charrete foi encostada mas é testemunha dos tempos difíceis.
Os cursos que Dona Yolanda fez pelo Senai e pela Cati ajudaram a adquirir mais conhecimento e, numa época que esteve no Rio Grande do Sul também aprendeu a fazer queijo.
Além dos cursos, algumas pessoas foram importantes na vida de Dona Yolanda para ensinar-lhe alguns ofícios. A fabricação do vinho e o vinagre foram aprendidos com Padre Nicolau. Já a fabricação de doces, Dona Yolanda aprendeu com a avó da atual presidente da APA, Marion Klein.
 Yolanda Peçanha (11) 4412-6622

    Categorias


    APA - Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da região de Atibaia. Todos os direitos reservados. 2010 - Desenvolvimento