Zélia Ferreira de Carvalho

Nasceu em 21/04/1950
 
Associada desde 1997 da APA, Zélia dedica-se à arte de confeccionar bichos de pelúcia, chinelos de quarto e fantoches. Ela é moradora da cidade de Atibaia desde 1992, mas o contato com esse tipo de artesanato vem bem antes. Em 1976, ela fez um curso no Estado do Rio de Janeiro sobre confecção de fantoches. A partir daí passou a tomar contato com essa arte de reproduzir animais e pessoas para divertir e entreter a criançada.
O trabalho com os fantoches começa com escolha do tecido, feltro e pelúcia que irão formar o animal que Zélia tem em mente. Em seguida faz o corte dos materiais e vai unindo as peças com linha de costura. Aos poucos vão surgindo pica-paus, tartarugas, girafas e araras. No final, a colagem dos olhos de pressão ou de plástico vai dando vida aos animais do “zoológico” imaginário de Zélia.
Entre os fantoches, dedoches, pantufas e bichinhos de pelúcia são mais de 300 modelos diferentes. Ela conta que após associar-se à APA, a divulgação do seu trabalho melhorou muito. Suas criações podem ser conferidas tanto na sede da APA, como na Praça da Igreja da Matriz nos finais de semana.
Zélia Ferreira de Carvalho
  • zelia-ferreira-de-carvalho
  • zelia-ferreira-de-carvalho
  • zelia-ferreira-de-carvalho
  • zelia-ferreira-de-carvalho
  • zelia-ferreira-de-carvalho

Categorias


APA - Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da região de Atibaia. Todos os direitos reservados. 2010 - Desenvolvimento